4 found
Order:
  1.  3
    As formas jurídicas em "O capital".Vitor Bartoletti Sartori - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):124-155.
    Apesar da força e difusão da teoria pachukaniana segundo a qual a forma jurídica é uma decorrência da forma mercantil, pretendemos demonstrar que a categoria forma jurídica não é tão central a Marx quanto parece ser à primeira vista. Formas como o contrato, a propriedade, a justiça, as transações jurídicas, as garantias jurídicas, são criticadas por Marx, certamente. No entanto, procuraremos explicitar, a partir da leitura de O capital, principalmente do livro III, que isto se dá ao passo que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  39
    De Hegel a Marx: da inflexão ontológica à antítese direta.Vitor Bartoletti Sartori - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):691-713.
    Abordaremos a crítica marxiana à noção hegeliana de "ser" , mostrando que a historicidade e a objetividade, em verdade, são determinações desta . Deste modo, intentamos mostrar que analogias entre a lógica hegeliana e a teoria marxiana podem eclipsar aspectos centrais à abordagem materialista proposta pelo autor de "O capital". Apontando a inversão hegeliana entre sujeito e predicado, Marx trata da apreensão do real que, muito embora seja traçada em diálogo com a dialética hegeliana, é também sua antítese direta . (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Lukács diante da estetização do direito.Vitor Bartoletti Sartori - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Sobre as formas e figuras econômicas diante das formas jurídicas em Marx: um embate com Pachukanis.Vitor Bartoletti Sartori - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):01-63.
    A partir da correlação existente entre a forma-mercadoria e a forma jurídica do contrato, analisaremos o tratamento marxiano do Direito. Procuramos demonstrar que essa ligação mencionada está presente no autor, mas não basta para a crítica marxiana. São essenciais ao tratamento de Marx sobre a esfera jurídica a relação existente entre as formas econômicas da mercadoria, do dinheiro e do capital, bem como seus respectivos fetichismos. Também se tem que a análise, principalmente no livro III de O capital, das figuras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark